Quem Somos

Instituto Virgolim para Altas Habilidades e Superdotação

 

O Instituto Virgolim é um centro de capacitação e desenvolvimento de profissionais que atuam e encorajam os comportamentos de Superdotação nas pessoas.

 

Este é o nosso foco, pois nossa missão é dar a devida atenção a essa parcela significativa da população brasileira, que está desperdiçando todo o seu potencial. Inclusive, em alguns casos, essa falta de identificação e acompanhamento pode desencadear outros problemas emocionais mais graves.

 

Toda nossa equipe é capacitada e supervisionada pela Dra. Angela Virgolim, PhD em Psicologia Educacional pela Universidade de Connecticut, com ênfase em Altas Habilidades e Superdotação pelo Renzulli Center for Creativity, Gifted Education, and Talent Development, que fornece as bases para o modelo triádico de enriquecimento desenvolvido no Instituto Virgolim.

 

 

O Instituto Virgolim é um centro de capacitação e desenvolvimento de profissionais que atuam e encorajam os comportamentos de Superdotação nas pessoas.

Este é o nosso foco, pois nossa missão é dar a devida atenção a essa parcela significativa da população brasileira, que está desperdiçando todo o seu potencial. Inclusive, em alguns casos, essa falta de identificação e acompanhamento pode desencadear outros problemas emocionais mais graves.

           

A PEDAGOGIA DA FELICIDADE

Orientados por nossa missão, entendemos que crianças e adolescentes felizes aprendem melhor. Essa é uma máxima aqui no Instituto Virgolim, principalmente EM se tratando de Altas Habilidades e Superdotação.A relação da felicidade e da aprendizagem vai desde as reações químicas no cérebro, como nos ensina a neuropsicologia, até os preceitos dos maiores pesquisadores da pedagogia e da Psicologia, como Joseph Renzulli, Howard Gardner, Robert Sternberg e Martin Seligman. Mihaly Csikszentmihalyi, influente psicólogo croata, defende a ideia do “fluir”, um estado no qual as pessoas se mergulham em uma atividade de tal maneira prazerosa, que dela não querem sair. A felicidade é, diz ele, um estado que precisa ser preparado, cultivado e defendido por nós. Quando vivenciamos experiências dentro da nossa área de interesse e de nossas potencialidades, quando mergulhamos na experiência de “flow”, tudo o mais perde a importância e nos colocam em um estado mental altamente organizado e satisfatório.Pode parecer algo simples, mas a felicidade tem um grande impacto na vida das crianças e adolescentes, assim como em suas famílias. Fornecer atividades que fluem transporta o indivíduo para uma nova realidade, impelindo-a para níveis mais avançados de desempenho e de estados de consciência, permitindo-os vivenciar situações intrinsecamente significativas e libertadoras.Durante a idade escolar, alguns alunos que apresentam Altas Habilidades e Superdotação podem ter dificuldades no seu processo de desenvolvimento e aprendizado, o que é prejudicial para a autorealização e felicidade desse aluno.Porém, o problema não está na criança! Ela precisa de cuidados e atenção especiais, para que todo o seu potencial seja despertado. Esse é o foco do trabalho do Instituto Virgolim: identificar, desenvolver, acompanhar, facilitar e, finalmente, permitir que essas crianças e adolescentes sejam felizes.A felicidade é a chave para o desenvolvimento. Essa é a nossa pedagogia. Pedagogia da Felicidade.

Missão

Acolher, orientar e desenvolver pessoas com Altas Habilidades e Superdotação. Levar, focando na felicidade destes e de suas famílias. Para que assim, seus potenciais máximos sejam despertados e desta forma, possam mudar o Brasil por meio do conhecimento.

Visão

Levar o conhecimento

Valores

Empatia
Orientação
Acolhimento
Aprimoramento
Afetividade
Ética