Orientação para Pais e Responsáveis

Os pais estão em posição chave para entender, acolher e desenvolver o pleno potencial de seus filhos. Uma orientação segura, de expressão amorosa e respeitosa, com limites claros e consistentes, são as bases para um desenvolvimento sadio e equilibrado da criança. 

 

Os pais são orientados para entender as necessidades específicas de seus filhos, advindas de suas características cognitivas e afetivas, de seus estilos de aprendizagem e de seus interesses em cada fase do desenvolvimento. Partindo dos princípios da Psicologia Positiva, os pais aprendem a validar a identidade superdotada, entendendo a lógica da criança e estabelecendo princípios éticos e morais para guiar o desenvolvimento de seus potenciais. 

Entender

O primeiro passo é buscar entendimento da condição e as necessidades advindas das Altas Habilidades e Superdotação, sendo elas cognitivas e afetivas.

Acolher

Crianças com Altas Habilidades e Superdotação possuem necessidades afetivas especiais, que precisam ser atendidas para que seu desenvolvimento cognitivo seja pleno.

Desenvolver

Uma vez identificada e acolhida, a criança se torna mais apta a se desenvolver dentro dos diferentes espectros de aprendizagem que estejam alinhadas com suas potencialidades.